quarta-feira, 6 de maio de 2015

A importância da cidadania


A importância da cidadania é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas respeitando seus costumes,etnias e religião ), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.


Desta forma todos devem participar das decisões que interferem na nossa vida.
Falando em ética um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.
A participação na vida comunitária é uma importante forma de exercer a cidadania. Assim, aproveitamos nossos direitos na condição de cidadãos e ao mesmo tempo contribuímos para melhorar a nossa comunidade e o nosso país.
Há várias formar de exercer a cidadania, desde as mais simples como jogando o lixo no lixo, para melhorar as condições da nossa rua, como cobrar e reclamar por bons serviços da administração pública. Com certeza teremos bons resultados se “corrermos atrás” quando nossos direitos e de nossa comunidade não são cumpridos pela administração. Não adianta ficar parado reclamando “pelas costas”.
Quando os direitos são cumpridos, há uma boa convivência entre os cidadãos. Um exemplo: No Brasil, vigora a Lei do Silêncio, que protege contra poluição sonora à noite (das 22 horas até as 6 ou 7 horas da manhã, conforme o município). Parece uma chatice e até perda de liberdade, mas não é nada disso. Sem regras, tudo poderia virar uma bagunça. Resumindo: seguindo as regras todos saem ganhando.
Respeito é bom e todo mundo gosta! O respeito é fundamental para conviver bem com as pessoas em qualquer lugar. Precisamos saber lidar bem com as diferenças, pois vivemos em um país de variedades e contrastes culturais. Podemos encontrar em um mesmo ambiente pessoas vindas de várias regiões e países, com diferentes costumes, etnias e religiões. Mas exercendo a cidadania e o respeito mútuo, podemos nos dar bem com todas as pessoas.
Lembrem-se você dá o que recebe!

4 comentários: